Pages

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alterações e Aceitações


Toda cirurgia apresenta um risco e um possível agravante para a saúde do paciente. Uma cirurgia estética tem como finalidade melhorar a aparência, servindo como uma válvula de escape para quem quer aceitar a si mesmo e muitas vezes não consegue.


Porém uma cirurgia estética é uma faca de dois gumesUma vez que ela pode melhorar um aspecto físico, ela também pode tornar isso um problema mais aparente e muitas vezes pior, como no caso da socialite Jocelyn Wildenstein.

Jocelyn ficou famosa pelo incrível número de cirurgias plásticas às quais se subemeteu, gastando cerca de quatro milhões de dólares em cirurgias plásticas. O horrível resultado foi amplamente mostrado pela mídia.





Além das cirurgias plásticas que são realizadas desnecessariamente, cada dia que passa um maior número de meninas desenvolvem anorexia e bulimia, doenças que se tornaram um problema a partir da década de 80.








Até que ponto vale a pena lutar pelo ideal de beleza imposto pela sociedade ? É essa luta inconstante por um padrão de beleza que tira vidas de pessoas que se acham gordas, que as tornam obessivas por emagrecer, que as fazem odiar a comida. E é esse mesmo padrão que fazem homens e mulheres recorrerem a cirurgias plásticas para que se sintam melhores e mais bonitos, não para si mesmos, mas para a sociedade. É preciso buscar o que existe de melhor em nosso interior, é preciso aprender a gostar de si mesmo, do jeito que somos.



[

Depoimentos

A sociedade em que vivemos nos influencia de várias maneiras, como já foi comentado em outros tópicos deste blog. Mas até onde será que essa influência nos faz sentir vergonha de nós mesmos? E até que ponto estamos dispostos a chegar para sermos aceitos pelas outras pessoas? Confira abaixo o depoimento de duas pessoas que passaram por esse tipo de pressão devido ao seu estigma.


Thayna - Estudante (UnB - Faculdade de Ceilândia)



Angélica - Estudante de Farmácia (UnB - Darcy Ribeiro)

domingo, 12 de junho de 2011

Influência da Mídia e da Sociedade


O que te faz uma pessoa “bonita”? A cultura é um dos fatores determinantes quando se tenta responder a essa pergunta. Como as pessoas a nossa volta nos observam muito mais tempo do que nós mesmos o fazemos, é natural que a opinião delas direcione nossa forma de pensar na beleza, para nós e para os outros. Partindo desse ponto, os meios de comunicação visuais (como televisão, cinema e internet) acabam por moldar a cada dia um novo padrão estético de beleza para as pessoas por meio de “modelos”. As pessoas que não se encaixam nesses modelos, são as “não belas”, ou simplesmente “feias”.






1980: Surgimento das duas maiores 
revistas brasileiras voltadas para a beleza.







Vemos todos os dias noticias sobre lindas atrizes e belos atores dos cinemas, acompanhadas por varias revistas ensinando métodos para alcançar os padrões estéticos vigentes. Esses padrões são resultado de uma mídia capitalista, que bombardeiam os indivíduos com informações ao ponto de levá-lo a esquecer sua individualidade e a natureza da beleza.

Muitas vezes, horas de suor em academias, maquiagens ou cremes e loções para cabelo e pele não são suficientes para cumprir a tarefa. Não se pode diminuir um nariz considerado “grande demais” por tais procedimentos.

Como conseqüência, tornou-se cada vez mais rotineiro homens e mulheres se submeterem às cirurgias plásticas, a fim de corrigir as partes do corpo que não estão de seu agrado, melhor dizendo, não estão nos padrões de beleza impostos pela mídia.

No ano de 2009 foram realizadas no Brasil 645.464 cirurgias plásticas, sendo 443.145 cirurgias estéticas (69%), das quais 158.711 usaram implantes de silicone nas mais diversas regiões do corpo, tanto homens quanto mulheres.
Nos últimos dois anos, a média dos implantes foi de 275 mililitros, sendo o de 300 mililitros o mais utilizado (20%).


A busca pelo implante de silicone nos glúteos também aumentam. Com o avanço da medicina e da cirurgia plástica foi possível aumentar e modelar o contorno dos glúteos através de procedimentos minimamente invasivos.


O que fica claro é o mito existente dentro destes padrões “vendidos” pela mídia que difere bastante da realidade da mulher moderna que precisa sair para o mercado de trabalho, se desdobrarem entre suas várias funções e ainda lidar com a cobrança interna e externa exigidas por esses padrões. 


A sociedade influência nos padrões de beleza, na forma de aceitação de um ser humano com o outro. O "padrão de beleza" é um assunto polêmico e gerador de controvérsias. O que ocorre é que estes padrões mexem com o psicológico das pessoas, principalmente mulheres que não sabem como se valorizar pelos pensamentos e atitudes.


A evolução da beleza através dos anos

Não existe consenso à volta do conceito de beleza. Uma das mais concretas descrições de beleza foi feita por S. Tomás de Aquino, que a descrevia como “aquilo que provoca um conhecimento gozoso”, ou seja, a emoção que nos é provocada pelo estético.

Entretanto os padrões de beleza têm vindo a ser alterados ao longo dos tempos devido principalmente por causa da mídia.


Século XII



Durante o Renascimento houve o resgate do ideal greco-romano de beleza, onde o corpo teve um papel importante nos valores da sociedade ocidental. Foi nessa época que as mulheres gordinhas se tornaram referenciais de beleza. Isso aconteceu devido ao fato de que as mulheres mais gordinhas eram aquelas que possuíam maiores riquezas, e por sua vez podiam alimentar-se com esmero.





Século  XX

 • anos 20

Nos anos 20, as mulheres passaram a ter mais liberdade. Época das melindrosas com suas bocas vermelhas, pintadas em formato de coração, olhos bem marcados e sobrancelhas delineadas. Houve também uma ousadia na moda quando as bainhas  subiram. Cortes de cabelo à la garçonne (influência de Channel) e vestidos leves e esvoaçantes para dançar o Charleston, apresentando as suas curvas sem exageros.


• anos 50

Nos anos 50 a moda eram os cabelos mais curtos e ondulados. Um delineador reforçando os olhos e as unhas bem vermelhas. Era a explosão dos cosméticos, a época dos perfumes. As coxas passaram a ser mais valorizadas, assim como as curvas. Os símbolos da beleza no cinema eram Brigitte Bardot e Marylin Monroe. 


• anos 80

Os anos 80 foram marcados pela era das academias de ginástica, onde as mulheres eram magras e usavam maquilagens leves e produtos anti-rugas. Madona influenciava a geração jovem.



Século XXI

Já o padrão de beleza atual é ser magra ou ter corpão. O que não é considerado padrão de beleza é ser gorda. Depois disso, existem as vertentes entre ser magras ou ter um corpo com quadris largos e busto avantajado.




Um grande problema gerado por esses padrões definidos pela sociedade como "belos" é o fato de que cada vez mais as pessoas sentem-se rebaixadas por serem elas mesmas. Isso tem gerado cada vez mais a procura por clinicas estéticas e hospitais de referência para cirurgias plásticas.

Acredita-se que até certo ponto isso pode ser saudável, mas não é apenas um caso, mas vários espalhados pelo mundo de cirurgias mal sucedidas que resultaram em deformidades teciduais e até mesmo em óbito.

Qual o padrão de beleza imposto pela sociedade?

O que as mulheres buscam ser?