Não existe consenso à volta do conceito de beleza. Uma das mais concretas descrições de beleza foi feita por S. Tomás de Aquino, que a descrevia como “aquilo que provoca um conhecimento gozoso”, ou seja, a emoção que nos é provocada pelo estético.
Entretanto os padrões de beleza têm vindo a ser alterados ao longo dos tempos devido principalmente por causa da mídia.
Século XII
Durante o Renascimento houve o resgate do ideal greco-romano de beleza, onde o corpo teve um papel importante nos valores da sociedade ocidental. Foi nessa época que as mulheres gordinhas se tornaram referenciais de beleza. Isso aconteceu devido ao fato de que as mulheres mais gordinhas eram aquelas que possuíam maiores riquezas, e por sua vez podiam alimentar-se com esmero.
Século XX
• anos 20
Nos anos 20, as mulheres passaram a ter mais liberdade. Época das melindrosas com suas bocas vermelhas, pintadas em formato de coração, olhos bem marcados e sobrancelhas delineadas. Houve também uma ousadia na moda quando as bainhas subiram. Cortes de cabelo à la garçonne (influência de Channel) e vestidos leves e esvoaçantes para dançar o Charleston, apresentando as suas curvas sem exageros.
• anos 50
Nos anos 50 a moda eram os cabelos mais curtos e ondulados. Um delineador reforçando os olhos e as unhas bem vermelhas. Era a explosão dos cosméticos, a época dos perfumes. As coxas passaram a ser mais valorizadas, assim como as curvas. Os símbolos da beleza no cinema eram Brigitte Bardot e Marylin Monroe.
• anos 80
Os anos 80 foram marcados pela era das academias de ginástica, onde as mulheres eram magras e usavam maquilagens leves e produtos anti-rugas. Madona influenciava a geração jovem.
Século XXI
Já o padrão de beleza atual é ser magra ou ter corpão. O que não é considerado padrão de beleza é ser gorda. Depois disso, existem as vertentes entre ser magras ou ter um corpo com quadris largos e busto avantajado.
Um grande problema gerado por esses padrões definidos pela sociedade como "belos" é o fato de que cada vez mais as pessoas sentem-se rebaixadas por serem elas mesmas. Isso tem gerado cada vez mais a procura por clinicas estéticas e hospitais de referência para cirurgias plásticas.
Acredita-se que até certo ponto isso pode ser saudável, mas não é apenas um caso, mas vários espalhados pelo mundo de cirurgias mal sucedidas que resultaram em deformidades teciduais e até mesmo em óbito.
0 comentários:
Postar um comentário