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domingo, 12 de junho de 2011

Influência da Mídia e da Sociedade


O que te faz uma pessoa “bonita”? A cultura é um dos fatores determinantes quando se tenta responder a essa pergunta. Como as pessoas a nossa volta nos observam muito mais tempo do que nós mesmos o fazemos, é natural que a opinião delas direcione nossa forma de pensar na beleza, para nós e para os outros. Partindo desse ponto, os meios de comunicação visuais (como televisão, cinema e internet) acabam por moldar a cada dia um novo padrão estético de beleza para as pessoas por meio de “modelos”. As pessoas que não se encaixam nesses modelos, são as “não belas”, ou simplesmente “feias”.






1980: Surgimento das duas maiores 
revistas brasileiras voltadas para a beleza.







Vemos todos os dias noticias sobre lindas atrizes e belos atores dos cinemas, acompanhadas por varias revistas ensinando métodos para alcançar os padrões estéticos vigentes. Esses padrões são resultado de uma mídia capitalista, que bombardeiam os indivíduos com informações ao ponto de levá-lo a esquecer sua individualidade e a natureza da beleza.

Muitas vezes, horas de suor em academias, maquiagens ou cremes e loções para cabelo e pele não são suficientes para cumprir a tarefa. Não se pode diminuir um nariz considerado “grande demais” por tais procedimentos.

Como conseqüência, tornou-se cada vez mais rotineiro homens e mulheres se submeterem às cirurgias plásticas, a fim de corrigir as partes do corpo que não estão de seu agrado, melhor dizendo, não estão nos padrões de beleza impostos pela mídia.

No ano de 2009 foram realizadas no Brasil 645.464 cirurgias plásticas, sendo 443.145 cirurgias estéticas (69%), das quais 158.711 usaram implantes de silicone nas mais diversas regiões do corpo, tanto homens quanto mulheres.
Nos últimos dois anos, a média dos implantes foi de 275 mililitros, sendo o de 300 mililitros o mais utilizado (20%).


A busca pelo implante de silicone nos glúteos também aumentam. Com o avanço da medicina e da cirurgia plástica foi possível aumentar e modelar o contorno dos glúteos através de procedimentos minimamente invasivos.


O que fica claro é o mito existente dentro destes padrões “vendidos” pela mídia que difere bastante da realidade da mulher moderna que precisa sair para o mercado de trabalho, se desdobrarem entre suas várias funções e ainda lidar com a cobrança interna e externa exigidas por esses padrões. 


A sociedade influência nos padrões de beleza, na forma de aceitação de um ser humano com o outro. O "padrão de beleza" é um assunto polêmico e gerador de controvérsias. O que ocorre é que estes padrões mexem com o psicológico das pessoas, principalmente mulheres que não sabem como se valorizar pelos pensamentos e atitudes.


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